A princípio, essa situação pode parecer meio confusa e deixá-lo com dúvidas se será ou não exigido um visto. No entanto, não há porque se desesperar! É que, nesses casos, os países tendem a dispensar o viajante, uma vez que ele está em trânsito e não vai sequer sair do aeroporto. Ao contrário, permanecerá dentro dele, na área de embarque, apenas esperando para fazer a troca de aeronave e seguir o itinerário da viagem.
“Entendi. Porém, e se o intervalo da minha conexão não for de algumas horas, mas sim de alguns dias? O que devo fazer?”, você deve estar se questionando. Isso porque o stopover tem se tornado mais popular a cada dia e mais pessoas têm aderido a ele. Portanto, se você optar por esse tipo de conexão mais longa, é preciso pesquisar com os representantes diplomáticos do país no Brasil se a dispensa continua válida ou se é preciso requisitar um visto de trânsito.
Além disso, há um cenário específico em que brasileiros são isentos de visto e que diz respeito ao Canadá. É que, desde 2017, essa nação exime os viajantes de solicitar esse documento quando eles possuem um visto americano válido. Logo, se esse é o seu caso, bastará solicitar o eTA, que é uma autorização eletrônica de viagem, e pronto. Sua entrada no território canadense estará liberada!